Home » Notícias

Atualizado em 18/09/2012 às 15:15

Congresso Internacional da Carne será lançado em São Paulo nesta quarta-feira

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) lançará nesta quarta-feira (19/09), em São Paulo, o Congresso Internacional da Carne. O lançamento a empresas que trabalham no ramo da pecuária de corte, ovinocultura e avicultura, produtores rurais e entidades do segmento será realizado às 9 horas, no Hotel Bourbon Ibirapuera, em Moema.


 A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) lançará nesta quarta-feira (19/09), em São Paulo, o Congresso Internacional da Carne. O lançamento a empresas que trabalham no ramo da pecuária de corte, ovinocultura e avicultura, produtores rurais e entidades do segmento será realizado às 9 horas, no Hotel Bourbon Ibirapuera, em Moema.

 
Os presentes poderão conhecer um pouco mais sobre o estado de Goiás e a cidade de Goiânia – que sediarão o Congresso Internacional da Carne, em junho de 2013 -, e sobre as entidades que realizarão o Congresso no Brasil, a Faeg e o International Meat Secretariat (IMS-OPIC).
 
Representando Goiás, estarão presentes no evento o vice-presidente da Faeg e presidente da Comissão de Pecuária de Corte da entidade, José Manoel Caixeta (coordenador do evento), o presidente do Fórum Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira e o secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima.  
 
Pecuária em Goiás
Devido à sua localização privilegiada, terras férteis, água abundante e condições climáticas favoráveis, aliados a técnicas sustentáveis de produção, Goiás vem se destacando cada vez mais na produção agrícola e pecuária do Brasil. O Estado possui o quarto maior rebanho bovino brasileiro, com 21,3 milhões de cabeças, que representam 10% do rebanho total do País.
 
O Congresso Internacional da Carne de 2013, que será realizado entre os dias 25 a 27 de junho, no Centro de Cultura e Convenções, em Goiânia, pretende destacar as vocações de Goiás para a produção agropecuária, que é sua principal atividade econômica.
 
Goiás também está próximo de grandes mercados consumidores, como o Estado de São Paulo, além de possuir boa infraestrutura para armazenamento e comercialização de sua produção agropecuária.
 
O Estado está livre de febre aftosa desde agosto de 1995, de peste suína clássica e outras que são controladas por uma estrutura eficiente de Defesa Agropecuária. Em 2011 registrou 99,34% de índice de vacinação, com redução de uma vacinação para animais acima de 24 meses.
 
Possui ainda sistema informatizado de controle de dados e emissões de Guia de Transporte Animal (GTA). A bovinocultura goiana está presente em 124 mil propriedades rurais, a bovinocultura de corte representa 56% deste total.
 
Confinamento
Nos últimos anos, os confinamentos têm adquirido grande importância na produção de carne bovina em Goiás, impulsionados pelas condições favoráveis do Estado, como a grande oferta de alimentos para animais e ao moderno parque industrial de carne bovina.
 
Atualmente, o Estado de Goiás possui o maior rebanho de animais confinados do Brasil. Estima-se que sejam confinados, anualmente, cerca de cinco milhões de cabeças bovinas em todo o País, sendo 20% desse total, em Goiás.
 
Uma característica importante dos confinamentos brasileiros é que os animais são criados a pasto, em condições naturais, e levados aos confinamentos para a fase de terminação por um período geralmente entre 60 e 90 dias, onde se alimentam de rações concentradas a base de produtos de origem vegetal e suplementos minerais, o que propicia a redução da idade de abate dos animais e contribui para aumentar a qualidade da carne produzida.
 
O confinamento ocupa 15 milhões de hectares de pastagem, utilizados, principalmente em época de estiagem, para engorda de mais de 1 milhão de animais em 440 confinamentos.
 
Essas características serão apresentadas durante o Congresso Internacional da Carne de 2013, entre os dias 25 a 27 de junho, no Centro de Cultura e Convenções, em Goiânia.
 
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) está filiada junto ao International Meat Secretariat (IMS-OPIC) para realizar o Congresso Internacional da Carne 2013, juntamente com outras entidades e órgãos do Governo de forma a promover e divulgar as potencialidades de Goiás quanto ao segmento produtivo de carnes. (Texto: Rhudy Chrystian - Gerência de comunicação do Sistema Faeg/Senar)

Compartilhe:


Mais sobre Notícias:



Páginas: 123


Home | A Região | Aprova | Projetos | Eventos | Associados | Notícias | Artigos | Classificados | Galeria de fotos | Vídeos | Parceiros | Fale Conosco
   © 2017 - Associação dos Produtores do Vale do Araguaia | Todos os direitos Reservados. Produzido por Web Criações